-
Arquitetos: TATÚ Arquitectura
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcos Guiponi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Villa Serrana, em uma área elevada da serra. A chave para o projeto surgiu da busca por aumentar a profundidade da paisagem contra o pano de fundo do terreno. O acesso da parte mais alta do terreno oferecia a possibilidade de utilizar a própria casa como um limiar, ou elemento de transição entre a rua e a paisagem profunda do vale.
O objetivo era valorizar esta condição de passagem artificial, capaz de convidar o usuário a caminhar pela arquitetura como se fosse um túnel que dá acesso a outra condição da paisagem. Esta experiência é baseada na transição espacial da visão frontal, onde o abrigo funciona como um túnel que acolhe e abriga o usuário enquanto passa por ele. Para isso, foi gerada uma espacialidade semi-exterior contínua que liga a expansão da sala de estar e jantar com o túnel lateral que dá acesso ao abrigo e o atravessa transversalmente.
Ao mesmo tempo, foi decidido dar ao edifício uma textura homogênea no exterior que fosse de baixa manutenção e fácil de montar, ao contrário do interior, onde foi escolhida uma textura de madeira quente para as superfícies em geral.